- A Diretoria
- Presidentes
- Discursos de Posse
- Programação Cultural
- Galeria de fotos
- Galeria de Vídeos
10 estudos inéditos de Bandeira Tribuzi
- Autoria:
- Joaquim Itapary
- Solicite seu livro através dos contatos abaixo:
Academia Maranhense de Letras
Rua da Paz, n°84, Centro| CEP 65020-450 | São Luís MA
Secretaria – (98) 3231-3242
Biblioteca – (98) 3312-2925
Whatsapp: 98 98528-2104
E-mail: delivery@academiamaranhense.org.br
Apresentação de Joaquim Itapary
O livro “10 estudos Inéditos de Bandeira Tribuzi”, a obra reúne os últimos trabalhos na área de economia de Tribuzi ainda não divulgados.
Dividido em capítulos, “10 estudos Inéditos de Bandeira Tribuzi” tem apresentação de Joaquim Itapary e a trajetória do poeta é apresentada pelo escritor Jomar Moraes. Segundo o texto de Moraes, Bandeira Tribuzi viveu a maior parte de seus dias em São Luís, mas fora o “exílio” português da infância à primeira juventude, morou em Fortaleza e no Rio de Janeiro, trabalhando em jornais e em departamentos de comunicação social de empresas. Em 1960, regressou a São Luís, como economista do DNER, cargo do qual foi demitido em 1964. Por sua corajosa militância na imprensa e em praça pública, tiraram-lhe o emprego e mandaram-no para a prisão.
Um dos capítulos do livro trata sobre “As atividades empresariais o Maranhão”, que começa destrinchando a seqüencia do processo de desenvolvimento da classe, a partir do momento do surgimento de seus primeiros integrantes na economia local.
A obra traz ainda as perspectivas econômicas das BRs no Maranhão, considerações sobre o Nordeste e a Sudene, a evolução da lavoura algodoeira maranhense, a síntese histórica da formação urbana, a formulação de uma política de colonização e reforma agrária, a viabilidade econômica de um programa “Álcool Mandioca” no Maranhão, entre outros aspectos.