- A Diretoria
- Presidentes
- Discursos de Posse
- Programação Cultural
- Galeria de fotos
- Galeria de Vídeos
Perfil do Patrono
Francisco Dias Carneiro
- Cadeira:
- 27
-
Naturalidade:
- Fazenda "Por-Emquanto", no Município de Passagem Franca, MA
- Data de Nascimento:
- 23 de novembro de 1837
Francisco Dias Carneiro nasceu na fazenda “Por-Emquanto”, no Município de Passagem Franca, a 23 de novembro de 1837 e faleceu em Caxias, a 17 de janeiro de 1896. Formado em Direito pela Faculdade do Recife, iniciou-se profissionalmente no ministério público, como promotor em Pastos Bons, passando-se à advocacia em São Luís; por fim, fez-se político, industrial e agricultor. Foi o presidente da primeira Câmara Municipal de Picos (hoje Colinas) e por mais de uma vez deputado provincial e geral pelo Maranhão, exercendo também a Vice-Presidência da Província. Homem de iniciativa e de ação, fundou a Companhia Prosperidade Caxiense, para construção de uma ponte sobre o Itapecuru, e incorporou duas fábricas de tecidos: a Companhia Industrial Caxiense e a Companhia União Caxiense. Sousa Bispo escolheu-o para patrono da Cadeira nº 27, da Academia Maranhense de Letras, atualmente ocupada por Arnaldo Ferreira.
- “Poesias”, volume contendo quatro livros: “Poesias Fugitivas”, “Noites do Diabo”, “Poesias Diversas” e “Cenas do Campo” – Rio de Janeiro, 1872.
- “A Casca da Caneleira”, sob o pseudônimo de Stephens Vau-Ritter, com Joaquim Serra, Trajano Galvão, etc. – S. Luís, 1866.