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Perfil do Patrono
Artur Nabantino Gonçalves de Azevedo (Artur Azevedo)
- Cadeira:
- 3
-
Naturalidade:
- São Luís, MA
- Data de Nascimento:
- 07 de junho de 1855
- Fernando, o enjeitado, comédia. São Luís, 1869.
- Carapuças, poesia satírica. São Luís, 1871.
- Amor por anexins, comédia em 1 ato. São Luís, 1872.
- Uma véspera de reis, comédia-opereta em 1 ato; música de Francisco Colás. Salvador, 1875.
- A pele do lobo, comédia em 1 ato. Rio de Janeiro, 1875.
- Kellar e Fagundes, entreato cômico. Rio de Janeiro, 1875.
- A filha de Maria Angu, opereta em 3 atos; música de Lecocq. Rio de Janeiro, 1876.
- Casadinha de fresco, opereta em 3 ato; música de Lecocq. Rio de Janeiro, 1876.
- Horas de humor, poesia satírica, I e II. Rio de Janeiro, 1876.
- O Dia de Finados, poesia satírica. Rio de Janeiro, 1877.
- Abel, Helena, opereta em 3 atos; música de Offenbach. Rio de Janeiro, 1877.
- Jerusalém libertada, drama em 4 atos de M. Francis. Rio de Janeiro, 1877.
- A joia, comédia em versos em 3 atos. Rio de Janeiro, 1879.
- A Camargo, ópera em 3 atos, de Albert Vanloo e Eugene Leterrier. Rio de Janeiro, 1879.
- Niniche, comédia em 3 atos, de Alfred Hannequin e A. Millaud. Rio de Janeiro, 1879.
- Nhonhô, comédia em 3 atos, de Emil Naje e A. Hannequin. Rio de Janeiro, 1879.
- Os doidos, comédia em 3 atos, com Aluísio Azevedo. Rio de Janeiro, 1879.
- A princesa dos cajueiros, opereta em 1 prólogo e 2 atos; música de Sá de Noronha. Rio de Janeiro, 1880.
- Os noivos, opereta, em 3 atos; música de Sá de Noronha. Rio de Janeiro, 1880.
- O pimpolho, comédia em 3 atos, de Henrique Crisafúlie e Victor Bernard. Rio de Janeiro, 1881.
- A mulher do papa, comédia em 3 atos, de A. Hannequin e A Millaud. Rio de Janeiro, 1881.
- O Liberato, comédia em 1 ato. Rio de Janeiro, 1881.
- Fatinitza, ópera cômica em 3 atos, traduzida com E. Garrido. Rio de Janeiro, 1881.
- O anjo da vingança, comédia em 3 atos, com Urbano Duarte. Rio de Janeiro, 1882.
- A arquiduquesa, ópera burlesca, traduzida com E. Garrido. Rio de Janeiro, 1882.
- Um cavaleiro particular, comédia em 1 ato. Rio de Janeiro, 1882.
- O dia e a noite, ópera burlesca em 3 atos, de A. Vanloo e E. Leterrier. Rio de Janeiro, 1882.
- A mascote na roça, comédia em 1 ato. Rio de Janeiro, 1882.
- Casa de orates, comédia em 3 atos, com Aluísio Azevedo. Rio de Janeiro, 1882.
- A flor de lis, opereta em 3 atos, com Aluísio Azevedo; música de Sá de Noronha. Rio de Janeiro, 1882.
- O Duquinha, Rio de Janeiro, 1883.
- Gillet de Narbonne, ópera cômica em 3 atos, de Henri Chivot e Alfred Doru. Rio de Janeiro, 1883.
- Os salteadores, ópera burlesca em 3 atos, de Henri Meillac e Ludovic Hallevy. Rio de Janeiro, 1884.
- Uma noite em claro, comédia em 1 ato. Rio de Janeiro, 1884.
- O escravocrata, drama em 3 atos, com Urbano Duarte. Rio de Janeiro, 1884.
- O mandarim, revista em 1 prólogo e 3 atos. Rio de Janeiro, 1884.
- O Grão-Galeoto, paródia em 2 atos. Rio de Janeiro, 1885.
- Cocota, revista em 3 atos; música de Carlos Cavalier, com Moreira Sampaio. Rio de Janeiro, 1885.
- O alfacinha, cena cômica em verso. Rio de Janeiro, 1886.
- A família Simas, cena cômica em verso. Rio de Janeiro, 1886.
- O conselheiro, cena cômica em verso. Rio de Janeiro, 1886.
- A terra das maravilhas, cena cômica em verso, com E. Garrido e Ribeiro Silva. Rio de Janeiro, 1886.
- O bilontra, revista em 1 prólogo e 3 atos, com Moreira Sampaio. Rio de Janeiro, 1886.
- A donzela Teodora, opereta em 3 atos; música de Abdon Milanez. Rio de Janeiro, 1886.
- O carioca, revista em 1 prólogo e 3 atos, com Moreira Sampaio. Rio de Janeiro, 1886.
- A canção do Fortúnio, ópera cômica em 1 atos, de Hector Cremieux e Ludovic Hallevy. Rio de Janeiro, 1886.
- Mercúrio, revista em 1 prólogo e 3 atos, com Moreira Sampaio. Rio de Janeiro, 1887.
- O Barão de Pituaçu, comédia. Rio de Janeiro, 1887.
- A almanjarra, comédia em 2 atos. Rio de Janeiro, 1888.
- E metam-se…, comédia em 1 ato. Rio de Janeiro, 1888.
- O homem, comédia em 3 atos, com Moreira Sampaio. Rio de Janeiro, 1888.
- Contos possíveis, prosa e verso. Rio de Janeiro: Garnier, 1889.
- Fritzmac, revista em 1 prólogo e 3 atos, com Aluísio Azevedo; música de Leocádio Raiol. Rio de Janeiro, 1889.
- República, revista em 1 prólogo e 3 atos, com Aluízio Azevedo. Rio de Janeiro, 1889.
- Esganarelo, tradução de Le cocu imaginaire, de Molière. Rio de Janeiro, 1889.
- Falka, ópera burlesca em 3 atos, de E. Leterrier e A. Vanloo. Rio de Janeiro, 1891.
- Viagem ao Parnaso, revista em 3 atos. Rio de Janeiro, 1891.
- A guardadora de gansos, opereta em 3 atos, de E. Leterrier e A. Vanloo. Rio de Janeiro, 1891.
- O tribofe, revista em 3 atos; música de Assis Pacheco. Rio de janeiro, 1892.
- Contos fora da moda. Rio de Janeiro: Garnier, 1893.
- Entre o vermute e a sopa, comédia. Rio de Janeiro, 1895.
- O major, revista em 1 prólogo e 3 atos. Rio de Janeiro, 1895.
- Revelação de um segredo, monólogo. Rio de Janeiro, 1895.
- A princesa colombiana, ópera cômica em 3 atos, de M. Ordonneau e A. André. Rio de Janeiro, 1895.
- A cigarra e a formiga, ópera cômica em 3 atos, de A, Doru e H. Chivot; com Moreira Sampaio. Rio de Janeiro, 1986.
- A fantasia, revista em 1 prólogo e 2 atos; música de Assis Pacheco. Rio de Janeiro, 1896.
- Contos efêmeros. Rio: Garnier, 1897.
- A capital federal, revista em 3 atos; música de Nicolino Milano, Assis Pacheco e Luís Moreira. Rio de Janeiro, 1897.
- Amor ao pelo, paródia ao poema Pelo Amor, de Coelho Neto. Rio de Janeiro, 1897.
- O Tulipa, com Moreira Sampaio; tradução do Fanfan, de Paul Ferrier e Jules Prevel. Rio de Janeiro, 1897.
- A escola dos maridos, comédia em 3 atos, de Molière. Rio de Janeiro, 1897.
- O badejo, comédia em verso, em 3 atos. Rio de Janeiro, 1898.
- Confidências, diálogo. Rio de Janeiro, 1898.
- O jagunço, revista em 3 atos. Rio de Janeiro, 1898.
- O herdeiro do trono, com Orlando Teixeira, opereta de A. Hannequin e A. Valabreque. Rio de Janeiro, 1898.
- Gavroche, revista em 3 atos; música de Nicolino Milano. Rio de Janeiro, 1899.
- A viúva Clark, burleta em 3 atos. Rio de Janeiro, 1900.
- Uma consulta, comédia em 1 ato. Rio de Janeiro, 1901.
- O retrato a óleo, comédia em 3 atos. Rio de Janeiro, 1902.
- Comeu, revista cômica em 3 atos; música de Abdon Milanez. Rio de Janeiro, 1902.
- Mambembe, burleta em 3 atos, com José Piza. Rio de Janeiro, 1904.
- A fonte de Castália, fantasia em 3 atos. Rio de Janeiro, 1904.
- Guanabarina, revista em 1 prólogo, 2 atos e 3 apoteoses, com Gastão Bousquet. Rio de Janeiro, 1906.
- Pisca-pisca, monólogo. Rio de Janeiro, 1907.
- Por um fio, monólogo. Rio de Janeiro, 1907.
- As visitas, monólogo. Rio de Janeiro, 1907.
- As festas, monólogo. Rio de Janeiro, 1907.
- Os intermédios, monólogo. Rio de Janeiro, 1907.
- A Exposição Portuguesa, monólogo. Rio de Janeiro, 1907.
- O coió, monólogo. Rio de Janeiro, 1907.
- Fui ver o Sarcey, monólogo. Rio de Janeiro, 1907.
- Vagabundo, monólogo. Rio de Janeiro, 1907.
- O dote, comédia em 3 atos, com que se inaugurou o Teatro Municipal. Rio de Janeiro, 1907.
- O oráculo, comédia em 1 ato. Rio de Janeiro, 1907.
- Entre a missa e o almoço, entreato cômico. Rio de Janeiro, 1907.
- Vida e morte, comédia em 3 atos. Rio de Janeiro, 1908.
- O genro de muitas sogras, comédia em 3 atos, com Moreira Sampaio. Rio de Janeiro, 1908.
- O galo de ouro, ópera cômica, com Azeredo Coutinho; tradução de M. Ordonneau (em 3 atos). Rio de Janeiro: s. d.
- Contos em verso, edição da Ac. Brasileira. Rio de Janeiro, 1909.
- Rimas de Artur Azevedo, por Xavier Pinheiro. Rio de Janeiro, 1909.
- A viúva alegre, opereta em 3 atos, de H. Meil1ac, V. Leon e Lu Stein. Rio de Janeiro, 1910.
- Contos cariocas, edição da Ac. Brasileira. Rio de Janeiro, 1928.
- Vida alheia, Rio de Janeiro, 1928.
- Sonetos e peças líricas. Rio de Janeiro: Garnier, s. d.
Ainda para o teatro, sua especialidade, deixou inéditas: As duas princesas, zarzuela; O cordão, burleta; Um filho a pulso, vaudeville; O rapto da bela Helena, tragédia; Os três boticários; Os meninos da Candinha; Peri; A pele do diabo; Espiritismo; Aimée (com Urbano Duarte), comédia; Das 8 às 10; O fuzileiro apaixonado; O guarda Albano; Oh, chuva!; Para a casa do Santíssimo e Pepe, cançonetas; Pum (com E. Garrido); Nova viagem à Lua (com Francisco Severo); Herói à força; Violeta e seus bonecos; O califa da Rua do Sabão; Joanico; A vivandeira; O Liceu Policarpo; O lago azul e O príncipe Topázio, opereta; O cão do regimento; Uma causa célebre; As cebolas de Agapito; A filha do veterano; A guardadora de perus; A menina do telefone; Marina; Não entres!; Os netos da Lua (com F. Severo); O paraíso; O príncipe da Bulgária; Uma senhora ilustrada; Tal qual como lá; Totó; Vade retro, Satanás!; O doutor; A doutor; A cruz do alcaide; Campignol; Trocas e baldrocas; Por um triz; Coronel e Befana, teatro vário.
E, mais, teatro traduzido: Os carvoeiros, opereta de Th. Gille; A torre de Nesle, drama de A. Dumas e F. Gaillardt (com Azeredo Coutinho); A consciência dos filhos, comédia de G. Devore; Rip, opereta de H. Meillac, Th. Gille e H. Earnie; O Cristo, drama sacro de Charles Grand-Mougin; O ovo, opereta de A. Vanloo e W. Busnach; As pílulas de Hércules, comédia de P. Billard e M. Hannequin; Quase, vaudeville de P. Gavault e G. Berr; Ressurreição, comédia de Bataille; Surcouf, opereta de Chivot e Doru; A filha do fogo, opereta; Primeiras proezas de Richelieu, comédia com Artur Barreiros; As mulheres do mercado, drama; As duas irmãs, drama; A pérola negra, drama; O capadócio, paródia burlesca; O trovador; As sobrecasacas, farsa; O rei das areias de ouro, drama; O anjo do mal, drama; Máscaras de bronze, drama; O Duque de Gob, com A. Barreiros, e Sogro e genro.
Por fim, anote-se que dois de seus trabalhos, pelo menos, foram traduzidos: Amor por anexins, para o esperanto, por Couto Fernandes e O dote, para o italiano.