- A Diretoria
- Presidentes
- Discursos de Posse
- Programação Cultural
- Galeria de fotos
- Galeria de Vídeos
Perfil do Acadêmico(a)
Odorico Carmelito Amaral de Mattos
- Cadeira:
- 03
-
Naturalidade:
- São Luis, MA
- Data de Nascimento:
- 19 de julho de 1904
- Data de Falecimento:
- 22 de fevereiro de 2003
- Data da Eleição
- 07 de dezembro de 1995
- Data da Posse
- 28 de dezembro de 1995
- Recepcionado(a) por:
- Bernardo Almeida
- Antecedido(a) por:
- João Mohana
Nasceu em São Luís, a 19 de julho de 1904 e faleceu em 22 de fevereiro de 2003. Em sua cidade natal fez os cursos primário (de 1911 a 1915, no Colégio Rosa Nina) e secundário (de 1916 a 1920, no Colégio Estadual do Maranhão). Médico pela Faculdade de Medicina da Universidade Nacional do Rio de Janeiro, onde estudou de 1921 a 1927, iniciou sua sólida capacitação profissional com o Curso Interno das Clínicas Helioterápicas do Dr. Albert Rollier, em Leysin-Suíça, do qual participou no período de 1929 a 1931. De 1938 a 1941 fez estágio, como assistente voluntário, na Clínica Pediátrica Médica do Ambulatório do Hospital São João Batista, do Rio de Janeiro e, na mesma cidade, estagiou, de janeiro a maio de 1944, na Primeira Enfermaria do Instituto Nacional de Puericultura e Pediatria.
Em São Luís e em diversas outras capitais brasileiras participou na condição de assistente, palestrante ou coordenador, de numerosos cursos, congressos e jornadas de Puericultura, Pediatria e áreas afins.
Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria e pela Associação Brasileira de Medicina, que também lhe conferiu o título de Membro Emérito.
No âmbito do Governo do Maranhão, exerceu as funções de médico de Higiene da Criança, chefe da Clínica Pediátrica, fundador e primeiro diretor-geral do Departamento da Criança, diretor da Divisão Materno-Infantil e, desde sua fundação, em 24 de maio de 1978, diretor do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos.
Catedrático de Higiene e Legislação Farmacêutica da Faculdade de Farmácia e Odontologia do Maranhão, por cuja direção respondeu, professor-fundador da Cadeira de Pediatria da Faculdade de Medicina do Maranhão, Amaral de Mattos foi, também, o principal fundador e primeiro presidente da Sociedade Maranhense de Pediatria. Professor da Universidade Federal do Maranhão, instituição da qual recebeu o título de Professor Emérito.
Por seus longos e relevantes serviços prestados à causa da criança maranhense, Amaral de Mattos recebeu, como expressão de reconhecimento de entidades públicas e privadas, dezenas de medalhas, placas, diplomas e outras honrarias.
- “A nau que vai a vela”, poesia. São Luís, 1924.
- “Contágio e profilaxia na paralisia infantil”. Imprensa Médica. Rio de Janeiro, 1927.
- “Problemas da lepra no Maranhão”. Revista Ciência Médica. Rio de Janeiro, 1927.
- “Tentativa de sistematização dos serviços regionais de premunição da lactente contra a tuberculose”. Revista Médica do Paraná. Curitiba, 1949.
- “Sugestões para o aproveitamento de recursos locais na confecção de aparelhagem técnica para uso médico”. Sociedade de Puericultura e Pediatria. Rio de Janeiro, 1956.
- “Proteção à maternidade e à infância no Estado do Maranhão nas zonas rurais e urbanas”. Maranhão Médico. São Luís, 1959.
“Poemas da cidade que era assim”, poesia. São Luís, 1989, com prefácio de João Mohana.