- A Diretoria
- Presidentes
- Discursos de Posse
- Programação Cultural
- Galeria de fotos
- Galeria de Vídeos
Perfil do Acadêmico(a)
José Pires de Saboia Filho
- Cadeira:
- 39
-
Naturalidade:
- Ceará, Fortaleza
- Data de Nascimento:
- Data de Falecimento:
- Data da Eleição
- 28 de junho de 1984
- Data da Posse
- 20 de dezembro de 1984
- Recepcionado(a) por:
- Vera-Cruz Santana
- Antecedido(a) por:
- Pedro Neiva
Nasceu em Independência, Estado do Ceará, a 16 de abril de 1916. Na fazenda Floresta, de seus pais, onde a família passou a residir desde 1919, cursou a escola primária, transferindo-se em 1930 para Fortaleza, fazendo, ali, os estudos secundários e bacharelando-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Ceará.
Ainda estudante universitário ingressou no jornalismo, passando a trabalhar O Unitário, órgão dos Diários Associados. Em pouco tempo ascendeu de repórter a secretário desse jornal.
Em outubro de 1944 foi designado para dirigir os Diários Associados em São Luís, radicando-se na capital maranhense. Conquistou, por concurso, a cátedra de Direito Civil na antiga Faculdade de Direito de São Luís (hoje incorporada à Universidade Federal do Maranhão) e o título de Doutor em Direito, pela defesa de sua tese “Dos efeitos da simulação nos atos jurídicos”.
Advogado aposentado do Banco do Brasil, Pires Sabóia exerceu, em duas legislaturas (1967-1975) o mandato de Deputado Federal pelo Maranhão e pertenceu às Comissões de Constituição e Justiça e de Relações Exteriores. Foi Secretário de Interior e Justiça do Maranhão, de março de 1975 a março de 1979.
Consultor Jurídico das empresas jornalísticas fundadas por Assis Chateaubriand e controladas pelo Condomínio das Emissoras e Diários Associados.
- “Dos efeitos da simulação nos atos jurídicos”, tese.
- “Notas de Direito”.
- Pires Sabóia escreveu numerosos trabalhos jurídicos e literários, publicados em jornais e revistas de São Luís e de outras cidades.