- A Diretoria
- Presidentes
- Discursos de Posse
- Programação Cultural
- Galeria de fotos
- Galeria de Vídeos
Perfil do Acadêmico(a)
José Joaquim Ramos Filgueiras
- Cadeira:
- 23
-
Naturalidade:
- São Luis, MA
- Data de Nascimento:
- 20 de abril de 1928
- Data de Falecimento:
- 03 de novembro de 2011
- Data da Eleição
- 26 de junho de 1986
- Data da Posse
- 07 de agosto de 1986
- Recepcionado(a) por:
- José Chagas
- Antecedido(a) por:
- Nunes Pereira
Nasceu em São Luís, a 20 de abril de 1928 e faleceu em 03 de novembro de 2011. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de São Luís, turma de 1950. Promotor Público em diversas comarcas do interior do Estado, de 1952 a 1955; Juiz de Direito, no interior e na capital do Estado, de 1956 a 1973, ano em que foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão, e logo após Presidente.
Ex-professor de Inglês no curso médio, em 1968, a docência de Direito Público e Privado na Escola de Administração Pública do Estado do Maranhão, da Universidade Estadual do Maranhão.
Permanentemente ligado, desde a juventude, a diversos movimentos culturais de São Luís, exerceu o jornalismo literário, publicando ensaios e artigos em jornais e seções de literatura.
Participou do Centro Cultural Gonçalves Dias, um dos pontos de maior efervescência intelectual surgidos em São Luís.
Detentor, entre outras honrarias, das medalhas da Associação dos Magistrados Piauienses, do Sesquicentenário da Adesão do Maranhão à Independência, do Mérito Judiciário do Maranhão, do Mérito Timbira, da Ordem de Rio Branco (no grau de comendador), da Ordem do Mérito do Trabalho (no grau de grande oficial), da Ordem dos Timbiras (no grau de grã-cruz) e Medalha Bento Moreira Lima (grau ouro).
- “Caminhantes”, poesia. SIOGE, São Luís, 1986.
Publicou, em jornais e revistas maranhenses, diversos trabalhos em prosa.