- A Diretoria
- Presidentes
- Discursos de Posse
- Programação Cultural
- Galeria de fotos
- Galeria de Vídeos
Perfil do Acadêmico(a)
Fernando Ribamar Viana
- Cadeira:
- 02
-
Naturalidade:
- São José de Ribamar
- Data de Nascimento:
- 31 de outubro de 1904
- Data de Falecimento:
- 14 de setembro de 1983
- Data da Eleição
- 21 de janeiro de 1946
- Data da Posse
- 01 de maio de 1946
- Recepcionado(a) por:
- Manoel Sobrinho
- Antecedido(a) por:
Fernando Ribamar Viana nasceu na vila, hoje Município de Ribamar, a 31 de outubro de 1904 e faleceu em 14 de setembro de 1983. Formado em medicina pela Faculdade da Bahia, exerceu a clínica em São Luís, onde também ocupou o cargo de médico do Serviço de Assistência Social do Ministério da Fazenda; anteriormente integrava o quadro da Contadoria Geral da República e, como contador de carreira, dirigiu vários de seus serviços seccionais no Maranhão. Poeta, jornalista, médico e professor, salientando-se principalmente pela facilidade e felicidade de sua veta repentista. Foi deputado estadual constituinte em 1946, e sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, professor no Curso de Línguas Neolatinas da Faculdade de Filosofia de São Luís. Na Academia Maranhense de Letras, sucedeu a Domingos Barbosa, fundador da Cadeira nº 2 (Aluísio Azevedo).
Em 1955 retirou-se com a família para uma fazenda no município de Perimirim, na Baixada Maranhense, onde durante o tempo em que ali morou atendeu gratuitamente a população carente da região, numa época em que não havia quase médicos no interior do Estado do Maranhão.
Entre as atividades jornalísticas mereceu destaque o seu trabalho junto aos jovens, buscando estimular-lhes o interesse para a vida literária, captando-lhes as inclinações e pendores, especialmente para a poesia.
- “Folhas Soltas”, sonetos. Emp. Gráf. Tribuna Ltda. – São Luís, 1945.
- “Bocage – uma vítima de sua época”. Tip. Minerva – São Luís, 1953