- A Diretoria
- Presidentes
- Discursos de Posse
- Programação Cultural
- Galeria de fotos
- Galeria de Vídeos
Perfil do Acadêmico(a)
Antônio Barbosa de Oliveira
- Cadeira:
- 30
-
Naturalidade:
- Presidente Dutra, MA
- Data de Nascimento:
- 03 de março de 1911
- Data de Falecimento:
- 25 de junho de 2003
- Data da Eleição
- 10 de dezembro de 1966
- Data da Posse
- 04 de agosto de 1968
- Recepcionado(a) por:
- Virgílio Domingues
- Antecedido(a) por:
Nasceu no povoado Curador, então município de Barra do Corda, hoje cidade de Presidente Dutra – MA, a 04 de março de 1911 e faleceu no Rio de Janeiro em 25 de junho de 2003. Aprendeu as primeiras letras consigo mesmo e continuou os estudos primários com um mestre-escola do interior maranhense. Transferindo-se para São Luís, passou a estudar à noite no Centro Caixeral, e depois, no Liceu Maranhense. Trabalhou em estabelecimentos comerciais e, residindo no Anil, diz que fez estas três grandes descobertas: a Bíblia, Camilo e o companheiro de leitura – Josué Montello, ao lado de quem integrou o grupo de alunos diletos de Antônio Lopes. Participou do Cenáculo Graça Aranha, do Centro Maranhense de Artes e Letras e do movimento Renovação, que manteve um suplemento cultural.
Funcionário da Faculdade de Direito de São Luís, ali organizou sua biblioteca e estudou. Quando cursava o 4º ano de Direito mudou-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou em jornais e como redator de publicidade. Colou grau de bacharel em Direito no ano de 1949. Nomeado, por concurso, para o DASP, foi assistente do Gabinete Civil da Presidência da República, e depois obteve reclassificação no Ministério da Fazenda, com exercício na Alfândega do Rio de Janeiro, onde se aposentou.
Eleito sócio correspondente da Academia Maranhense de Letras, da qual serviu como delegado junto à Federação das Academias de Letras do Brasil. Pertenceu a diversas diretorias dessa instituição, inclusive na qualidade de seu presidente. Pertenceu ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio de Janeiro e ao Sindicato dos Escritores daquele Estado. Era também Técnico em Administração.
- “Camilo no Maranhão e outros ensaios”, Edições SIOGE. São Luís, 1980.
Um dos principais responsáveis pelo processo de revisão do poeta maranhense Joaquim de Souzândrade, sobre cuja obra escreveu numerosos e importantes trabalhos. Sua vasta produção literária se acha inédita ou esparsa em jornais e revistas de circulação nacional.