- A Diretoria
- Presidentes
- Discursos de Posse
- Programação Cultural
- Galeria de fotos
- Galeria de Vídeos
Perfil do Acadêmico(a)
Antônio Alves Almeida
- Cadeira:
- 40
-
Naturalidade:
- Barra do Corda, MA
- Data de Nascimento:
- 27 de maio de 1922
- Data de Falecimento:
- 02 de janeiro de 2009
- Data da Eleição
- 26 de junho de 1986
- Data da Posse
- 07 de agosto de 1986
- Recepcionado(a) por:
- José Chagas
- Antecedido(a) por:
Nasceu em Barra do Corda-MA, a 27 de maio de 1922 e faleceu em São Luís, a 02 de janeiro de 2009. Filho de pais lavradores, com eles trabalhou a terra e perambulou em vários pontos do interior maranhense, piauiense e cearense, em busca da vida nova que as chuvas traziam aos sertões natais de seus genitores.
Viveu, porém, a infância e juventude principalmente em Barra do Corda, onde estudou até o 2º ano primário, fez suas primeiras leituras – de Castro Alves a Camões – e se impressionou vendo alguém pintar um retrato, ou diante das reproduções de obras de Cézanne, Van Gogh e Matisse.
Atraído pela banda musical dos missionários capuchinhos, aprendeu a tocar clarineta para ser admitido nesse grupo, e passou a executar violão, com o que se credenciou às serestas e rodas boêmias.
Por iniciativa própria veio, em 1944, para São Luís, onde tomou contato com os artistas locais, entre eles, Telésforo de Moraes Rego e Newton Pavão, que o acolheram e incentivaram.
Graças ao estímulo de Telésforo, participou de uma exposição realizada na antiga Faculdade de Direito, com trabalhos desprovidos de moldura, mas que chamaram a atenção de muitos, inclusive do Interventor Federal no Estado, Paulo Ramos, que o convidou a Palácio, deu-lhe uma ajuda financeira e um emprego modesto no Estado (porteiro do recém-criado Departamento da Criança).
Almeida, a partir daí, firmou-se como um dos maiores e mais criativos artistas plásticos maranhenses. Fez, por grande esforço de autodidatismo, sólida cultura artística, em breve qualificando-se como dos mais lúcidos críticos e conhecedores das vanguardas nacionais e europeias.
Pintor, muralista, escultor, ilustrador e retratista, Antônio Almeida tem uma obra valiosa e extensa no campo das artes plásticas, onde trabalhou com múltiplas técnicas e variados materiais.
Autor de uma pouco numerosa, porém excelente produção poética, e de trabalhos em prosa, notadamente de crítica sobre artes plásticas.
Autor de inúmeras ilustrações para capas e textos de livros de autores como José Chagas, Nauro Machado, Bandeira Tribuzi. Arlete Nogueira da Cruz, Bernardo Almeida e José Sarney.