- A Diretoria
- Presidentes
- Discursos de Posse
- Programação Cultural
- Galeria de fotos
- Galeria de Vídeos
Perfil do Acadêmico(a)
Antenor Américo Mourão Bogéa
- Cadeira:
- 01
-
Naturalidade:
- Grajaú, MA
- Data de Nascimento:
- 08 de outubro de 1909
- Data de Falecimento:
- 04 de setembro de 1997
- Data da Eleição
- 19 de outubro de 1963
- Data da Posse
- 18 de fevereiro de 1965
- Recepcionado(a) por:
- Reis Perdigão
- Antecedido(a) por:
- Luís Carvalho
Nasceu em Grajaú-MA, a 08 de outubro de 1909 e faleceu em Brasília no dia 04 de setembro de 1997. Filho de Abraão Fernandes Bogéa e Francelina Mourão Bogéa. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela então Faculdade de Direito do Maranhão, estabelecimento posterior e sucessivamente incorporado à Fundação Paulo Ramos, federalizado como unidade isolada e integrado à Universidade Federal do Maranhão, e do qual foi catedrático de Direito Penal e diretor em repetidas ocasiões.
Exerceu diversos cargos e funções públicas, a exemplo de: Prefeito Municipal de Grajaú; Promotor Público de Grajaú e da Capital; Chefe de Polícia; Diretor da Imprensa Oficial; membro da Procuradoria Geral do Estado; Oficial e Chefe de Gabinete da lnterventoria Federal no Maranhão; membro e Presidente do Conselho Penitenciário do Estado; membro do Conselho Estadual de Cultura.
Teve intensa atuação político-partidária. Representou o Maranhão na Constituinte de 1946.
Advogado militante no foro de São Luís; foi Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Maranhão.
Pertenceu ao Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão.
Condecorado com as medalhas do Cinquentenário da Faculdade de Direito do Maranhão, do Sesquicentenário da Adesão do Maranhão à Independência do Brasil e do Mérito Timbira.
Autor de diversos trabalhos jurídicos publicados em periódicos especializados e em poliantéias de homenagem especial a grandes vultos do Direito, a exemplo do estudo intitulado “Do concurso de agentes na chamada criminalidade animal”, incluído no livro Estudos de Direito e Processo Penal, em homenagem ao Ministro Nelson Hungria.
Recolheu suas memórias de viagens à Alemanha, Egito, Israel, Turquia e Grécia no livro Encontro com o passado, Brasília, 1982.
- “Estudos de Direito e Processo Penal”, Livraria Forense, Editado em 1962.
- “Encontro com o passado”, memórias de viagens à Alemanha, Egito, Israel, Turquia e Grécia. Brasília, 1982.