- A Diretoria
- Presidentes
- Discursos de Posse
- Programação Cultural
- Galeria de fotos
- Galeria de Vídeos
Perfil do Acadêmico(a)
José Vera-Cruz Santana
- Cadeira:
- 35
-
Naturalidade:
- Coelho Neto, MA
- Data de Nascimento:
- 24 de outubro de 1923
- Data de Falecimento:
- 24 de agosto de 1988
- Data da Eleição
- 22 de setembro de 1958
- Data da Posse
- 18 de agosto de 1960
- Recepcionado(a) por:
- Domingos Vieira Filho
- Antecedido(a) por:
Nasceu em Coelho Neto-MA, a 24 de outubro de 1923 e faleceu em São Luís, a 24 de agosto de 1988. Fez seus estudos de 1o grau no Piauí (União e Teresina) e os do 2o grau em São Luís. Bacharel pela Faculdade de Direito de São Luís, Turma Ruy Barbosa, de 1949, da qual foi orador.
Advogado e jornalista militante, exerceu, por dois mandatos, a Presidência do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Luís. Conselheiro da OAB-Secção do Maranhão em repetidos mandatos. Membro (reconduzido) do Conselho Diretor da Universidade Federal do Maranhão e membro do Tribunal Regional Eleitoral. Professor fundador da Escola de Administração Pública do Estado do Maranhão, onde foi titular de Legislação do Trabalho e Previdência Social.
Foi redator do Diário de São Luís (até 1951), de O Combate (em 1946), do Diário Popular, editorialista de O Imparcial (de 1952 a 1982) e colaborou em Novidades e no Jornal do Maranhão.
Membro-fundador do Centro Cultural Gonçalves Dias, onde teve ativa participação e exerceu as funções de Secretário. Detentor da Medalha Sousândrade do Mérito Universitário, da UFMA; da Medalha do Mérito Profissional Almyr Moraes Corrêa, do Rotary Club de São Luís; da Medalha Gonçalves Dias, da Academia Maranhense de Letras.
Redator de Debates da Assembleia Legislativa (1947-1951) e Advogado da Caixa Econômica Federal (1951-1982), cargo em que se aposentou. Advogado autônomo desde 1950.
-
- “O caborje”, conto, publicado em Letras da Província, de Ferreira Gullar e Lago Burnett.
- Paródia ao soneto “Ouvir estrelas”, de Bilac, aparecida no suplemento literário do Diário de São Luís.
Autor de contos, ensaios e resenhas.
Estudioso de Direito do Trabalho, tem numerosos trabalhos sobre o assunto, em muitos deles enfocando os problemas relacionados com a automação, descanso remunerado, informática e férias.