Pular para o conteúdo

Academia Maranhense de Letras

Fundada em 10 de agosto de 1908

Notícia

AML lança livro de Lucy Teixeira com palestra de Ceres Costa Fernandes

A Academia Maranhense de Letras (AML) realiza na próxima quinta-feira, 17 de novembro, às 17h, o lançamento da segunda edição do livro “Elegia fundamental”, de Lucy Teixeira, comemorativa ao centenário de nascimento da escritora. O lançamento da obra será precedido de palestra da acadêmica Ceres Costa Fernandes, que está finalizando um livro com uma compilação de estudos sobre vida e obra de Lucy.

De acordo com o presidente da AML, Lourival Serejo, que assina o texto de apresentação de “Elegia fundamental”, Lucy Teixeira teve um papel reconhecidamente inovador na literatura maranhense, “ao lado de Bandeira Tribuzi, Bello Parga, Ferreira Gullar e José Sarney”.

A primeira edição de “Elegia fundamental” foi publicada em 1962. A reedição da AML contempla também os versos de “Primeiro palimpsesto”.

Lucy de Jesus Teixeira nasceu em Caxias (MA) em 11 de julho de 1922, foi jornalista, cronista, crítica e advogada, formada em Direito na Universidade Federal de Minas Gerais. De volta a São Luís, promoveu atividades literárias e de artes plásticas e, ao lado do poeta Ferreira Gullar, organizou na década de 1940 o Congresso Súbito de Poesia, do qual resultou a fundação do Movimento Anti-Quentismo. Residiu por vários anos em Roma e foi adida cultural na Bélgica, Espanha e Itália. Na Academia Maranhense de Letras ocupou a Cadeira 7. Faleceu em São Luís no dia 7 de julho de 2007.

O lançamento está marcado para a sede da AML, à rua da Paz, 84, Centro.