Perfil do Acadêmico

Cadeira 08

Lino Antônio Raposo Moreira

Naturalidade:

São Luís - MA

Data de Nascimento:

15 de fevereiro de 1948

  • Antecedido por:

    Recepcionado por:

    Lucy Teixeira

  • Data de Eleição

    11 de dezembro de 2003

    Data de Posse

    02 de setembro de 2004

Biografia

Nasceu em São Luís-MA, a 15 de fevereiro de 1948. Fez o antigo curso primário no Colégio Santa Teresinha, das irmãs Valois, e o secundário no Colégio Maranhense, dos Irmãos Maristas, e no Liceu Maranhense. Bacharelou-se em Economia em 1970 pela Faculdade de Economia do Maranhão. Nesse ano, fez o Curso Intensivo de Treinamento em Problemas de Desenvolvimento Econômico da Cepal. Entre 1978 e 1983, estudou nos Estados Unidos, obtendo os graus de mestre e doutor em Economia pela Universidade de Notre Dame, no Estado de Indiana. Sua tese doutoral tem o título The Choice of Technology of Multinational Corporations in Brazil and its Implications for Employment Creation (A Escolha de Tecnologia por Corporações Multinacionais no Brasil e suas Implicações para a Criação de Empregos).

Suas atividades profissionais tiveram início no Banco de Desenvolvimento do Estado do Maranhão, como estagiário, em 1968, sendo admitido como técnico de nível superior em 1970. Ocupou na instituição os cargos de Chefe da Divisão de Análise de Projetos do Departamento de Industrialização; Chefe do Departamento de Crédito Rural; Chefe da Coordenadoria de Planejamento, Organização e Métodos. Na Secretaria de Fazenda do Estado foi, entre 1971 e 1975, Assessor Especial e Instrutor do Centro de Treinamento.

Fez parte da equipe técnica (comissão central) encarregada de elaborar o Plano de Governo do Maranhão para o período 1976-79 e do grupo encarregado de elaborar o Plano de Ação do Banco de Desenvolvimento do Maranhão para o mesmo período.

De 1985 a 1990, ocupou os cargos de Secretário Adjunto da Secretaria de Articulação com os Estados e Municípios-Sarem, da Secretaria de Planejamento da Presidência da República – Seplan-PR; Secretário de Planejamento do Estado do Maranhão; Secretário Geral Adjunto da Seplan-PR; Secretário Executivo do Conselho Interministerial do Programa Grande Carajás, também da Seplan-PR. No Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea, foi Técnico de Planejamento e Pesquisa a partir de 1987. No período 1990-94, foi Assessor Parlamentar na Câmara dos Deputados.

Exerceu, de 1995 a 2000, o cargo de Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Maranhão; de 2000 a 2002, o de Auditor Geral do Estado; de 2002 a 2004, o de Secretário-Adjunto de Desenvolvimento Econômico, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Maranhão; durante o ano de 2005, o de Assessor do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão. Atualmente é aposentado do Ipea e presta serviços de consultoria na área econômica.

Agraciado com as medalhas: da Ordem dos Timbiras, no grau de grande oficial, do governo do Estado do Maranhão; Brigadeiro Falcão, da Polícia Militar do Maranhão; Simão Estácio da Silveira, da Câmara Municipal de São Luís; do Bicentenário de Nascimento de Francisco Sotero dos Reis e do Bicentenário de Nascimento de Manuel Odorico Mendes, da Academia Maranhense de Letras.

Bibliografia

Discurso de Posse

Discurso de Recepção

Redes Sociais